Zentyal Server – Um servidor pratico

Muitas pessoas desejam colocar um servidor Linux em suas empresas por causa dos custos.  Mas geralmente desistem por causa necessidade de aprendizado.  Eu vejo a necessidade de aprender a trabalhar no Linux em linha de comando , alterando os softwares através de arquivos de configuração uma oportunidade. Quando a gente entende melhor oque esta fazendo, faz melhor, e a montagem dos arquivos de configuração demandam planejamento e organização que deveriam obrigatórios a maioria dos administradores. Mas existe o caso de pessoas já sobrecarregadas que precisam de uma interface amigável para melhorar a produtividade.  Como uma das vantagens do Linux é a diversidade, existe um distribuição que resolve esse problema com uma interface amigavel, o Zentyal.

O Zentyal Server esta disponível tanto em uma versão comercial, aonde você vai pagar pelo suporte, quanto uma versão comunitária 100% gratuita. Ele é baseado no Ubuntu, uma distribuição que muitas pessoas já conhecem bem. Em sua interface web, já na instalação podemos com poucos clicques instalar os seguintes tipos de serviços:

  • Servidor de domínios Windows : Active directory utilizando samba4, ldpad e kerberos. Compartilhamento de arquivos via samba.
  • Servidor de e-mails compatível com Exchange.
  • Webmail.
  • Firewall.
  • Proxy.
  • DNS
  • VPN
  • Jabber ( instant messaging)

Abaixo temos a tela de instalação dos serviços que é mostrada na interface web no primeiro login apos instalar o sistema operacional:

Abaixo temos a interface administrativa:

 

A próxima imagem é do gerenciamento  de usuários no AD,  apenas um exemplo de como a interface é intuitiva:

O Download da distribuição pode ser feito em www.zentyal.org .   A documentação oficial esta em wiki.zentyal.org , além da documentação é possível  conseguir informações no forum disponivel em forum.zentyal.org.

About The Author
admin Anakin Pendragon

6 thoughts on “Zentyal Server – Um servidor pratico

  1. Versão 4.1 – Retiraram o SQUID proxy ( MÓDULO ).

    Muito cuidado ao adotar esta distro, eles vão te deixar na mão e terá de ficar usando versão antiga sem atualizar.

    Ao questionar o pessoal do Zentyal, eis a reposta :

    @Paulo_S_Amaral Squid is not related to the “Active Exchange” (Samba + Mail + OpenChange) long term vision of the company, so no, sorry.

Os comentários estão fechados.