Mandrill – Terceirizando o problema das newletters

Graças ao spam, o envio de e-mail tem sido mais complicado do ponto de vista do administrador do servidor de e-mail. Regras do anti spam cada dia ficam mais restritivas devido ao aumento de spam, que pode entupir um servidor ou espalhar pragas digitais. Configurar um servidor de e-mail corretamente, em relação ao envio e conseguir gerenciar o servidor para evitar que seus clientes enviem spam nem sempre é fácil, principalmente que nem todos os clientes sabem oque é spam, só querem que sua newsletter chegue ao numero maior possível de pessoas, mesmo que pra isso comprem listas de e-mails conseguidas de forma ilegal , cheias de e-mails inválidos.

Que tal terceirizar o problema? mandrill.com é uma empresa especializada em envio de e-mail. Além de não precisarmos nos preocupar com a configuração do servidor, podendo nos focar em algo mais importante, o Mandrill tem relatórios para que você saiba quais e-mails da newsletter são inválidos ou foram bloqueados.  O preço e um grande atrativo, os 12000 primeiros e-mails são gratuitos , após gastar os 12000 primeiros é cobrado 0,20 de dollar por cada 1000 e-mails, o valor vai diminuindo de acordo com a quantidade enviada, por exemplo o valor diminui para 0,15 de dollar a partir de 5000 e-mails.

Primeiramente precisamos fazer um cadastro no site , entre em mandrillapp.com e click em Sign Up for Mandrill .
Cadastre seu e-mail e uma senha. Você vai ter que responder a questionário breve antes de entrar na interface do painel de controle.

Depois precisamos ir em settings, depois em domains, depois vá em sendings domains.

imagem1

Agora vamos colocar o nosso domínio, digite o nome e click em add

imagem2 :

Nesta tela vamos ter informações de como configurar nosso serviço de dns , você precisa configurar dois registros txt no seu DNS, o dkim e uma chave autorizando o serviço a mandar em nome do seu domínio.  O spf é uma lista de servidores autorizados a enviar pelo seu domínio.  Basta clickar em View … abaixo das duas opções, e vai ter um exemplo do que mudar. Após fazer as alterações e seu dns replicar vá em “Test DNS Settings”.

imagem3

Se estiver tudo certo vamos ter uma tela igual a abaixo.

imagem4

Agora dentro de settings vamos em “smtp & api” para criar uma chave que vai ser utilizada como senha do smtp.

imagem5

Click em add api key na parte de baixo da pagina.

imagem6

Com a chave gerada você já pode começar a enviar e-mails , usando os dados de smtp descritos em smtp e api info. Caso deseje colocar créditos para enviar mais que 1200 emails vá em account details depois em add funds. Infelizmente não aceita paypal, mas você pode usar a maioria dos cartões de credito internacionais.

imagem8

Você esta pronto para usar o Mandrill como seu servidor de envio de e-mails .

About The Author
admin Anakin Pendragon